Pavilhão temporário para o Walk & Talk Festival / Mezzo Atelier

Pavilhão temporário para o Walk & Talk Festival / Mezzo Atelier - Mais Imagens+ 42

Ponta Delgada, Portugal
  • Arquitetos: Mezzo Atelier; Mezzo Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artur Oliveira Construções, Fabory
  • Responsáveis Pelo Projeto: João Rebelo Costa, João Sousa
  • Produção: João Costa
  • Construção: João Marreco Carpentry
  • Parceiros: SRTOP (Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas), Ponta Delgada Municipality, Tecnovia, Teatro Micaelense, NOS Açores
  • Cliente: Anda&Fala - Associação cultural
  • Equipe: Giacomo Mezzadri, Joana de Oliveira
  • Cidade: Ponta Delgada
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão que concebemos para o Walk & Talk Festival pretende transpor os limites da arquitetura assim como o próprio festival procura ser algo à mais que um simples evento de arte pública. Criamos um espaço completamente fluido e permeável, uma cobertura singela que fornece a proteção necessária para abrigar suas diferentes funções. Como na maioria de nossos projetos, começamos a trabalhar sobre uma série de modelos, os quais adaptamos aos requisitos do cliente além de buscar inspiração nos elementos locais da arquitetura vernacular.

© Francisco Nogueira
Implantação
© Francisco Nogueira

Partimos de uma estrutura modular de madeira, assim como são construídas as tradicionais estufas de abacaxi da ilha dos Açores, enraizando o projeto na cultura e paisagem local de forma a criar uma estrutura ampla e flexível. Duas linhas paralelas de pilares são responsáveis por distribuir o peso da cobertura do telhado inclinado e definir a sua modularidade: uma sequência de pórticos interligados, muito similar com a estrutura de uma igreja, apresentando uma nave central superior e um corredor periférico.

© Francisco Nogueira

Imaginar um espaço provisório para um evento público a céu aberto, por ser visto como um manifesto arquitetônico efêmero dos ideais que o Festival vem consolidando ao longo de seus oito anos de existência. A apropriação e revitalização do espaço público e a interação com a população local são os princípios essenciais que guiaram este projeto, um pavilhão ao redor do qual, gravita todo o programa do festival. O espaço do bar e o refeitório, onde todos os artistas se reúnem diariamente para suas refeições, acontecem nesta espécie de praça pública, convidando todos os participantes a interagir e trocar novas experiências.

© Francisco Nogueira

A estrutura foi concebida de forma modular para que possa ser facilmente adaptada, crescendo ou diminuindo de tamanho conforme a necessidade do programa além de poder ser dividida em duas estruturas independentes, o espaço principal que conta com o palco e a área multidisciplinar com o bar e o refeitório. O palco pode assumir diferentes posições dependendo do tipo e tamanho do evento, abrindo-se mais ou menos para a praça e para o teatro. Ao longo de todo festival, o pavilhão recebeu diversos tipos de eventos, desde oficinas a palestras; refeições, festas e apresentações.

© Francisco Nogueira

© Francisco Nogueira

Os artistas são convidados a interagir com o espaço de diferentes maneiras, tornando o projeto mais rico a cada nova apropriação. A estrutura foi construída com madeira certificada local, chamada cryptomeria, um cedro japonês que foi introduzido na ilha dos açores há muitos anos. Embora seja uma madeira macia, ela adaptou-se perfeitamente ao clima úmido e chuvoso devido a sua porosidade que faz com que ela respire e seque facilmente.

© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ponta Delgada, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão temporário para o Walk & Talk Festival / Mezzo Atelier" [Temporary Home for Walk&Talk Festival / Mezzo Atelier] 20 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900294/pavilhao-temporario-para-o-walk-and-talk-festival-mezzo-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.